Ford Ka vendido no Brasil e na Alemanha
Brasil
Modelo Básico:
SE 1.0
*Motor 1.0 TiVCT com 85CV;
4 portas;
Ford Easy Start;
Ar-condicionado;
Direção Elétrica;
Vidros Elétricos dianteiros um toque para baixo/cima (motorista);
Trava Elétrica das portas com controle remoto;
My Connection Gen. 3 (Radio AM,FM / USB / Bluetooth / Controle para IPOD) com My Ford Dock;
Chave canivete com controle remoto;
Acabamento Interno e Externo "SE";
Maçanetas e espelhos retrovisores externos na cor do veículo;
Limpador e desembaçador do vidro traseiro;
2 airbags frontais (motorista e passageiro);
Freios ABS com EBD & CBC;
Abertura elétrica do porta-malas;
Ajuste de altura da coluna de direção;
4 tapetes de carpete;
Roda de aço de 14" com calota integrada;
Pneus verdes 175/65;
21 porta-objetos;
Faróis dianteiros escurecidos;
Grade dianteira em formato colmeia;
Indicador de troca de marcha no painel;
Palhetas do tipo "Flat-Blade";
3 anos de garantia.
A partir de R$ 38.990,00
Alemanha
Modelo Básico:
Studio
*Motor 1.2 69 PS 5 marchas;
2 portas;
Rádio estéreo / CD player com MP3 / Entrada AUX e quatro auto-falantes;
Pará-choques na cor do carro;
**Farol atraso (Headlight delay);
Vidros escurecidos;
Direção Elétrica Assistida (EPAS);
Sistema de proteção inteligente (IPS) airbags (motorista e passageiro);
Sistema anti-bloqueio de travagem (ABS) com didtribuição de freio-força eletrônica (EBD);
Tomada de alimentação de acessórios (12V);
Coluna de direção ajustável;
**Kit Mobilidade dos pneus (Tyre mobility kit);
Vidros dianteiros manuais;
***ISOFIX;
Pacote fumantes;
Encosto de cabeça traseiro;
Tecnologia Automática START/STOP.
A partir de € 8,455 que seria em R$ 28.243,93 (Cotação dia 02/05/2015)
OBSERVAÇÕES: * Unidades de CV e PS correspondem ao mesmo valor, PS é utilizado na Alemanha ao invés do CV utilizado no Brasil.
** Tradução meio confusa do site da Ford Alemã, quem souber exatamente a descrição no Brasil para o componente favor postar nos comentários que eu irei atualizar.
*** Não achei o que significa o componente, favor postar nos comentários quem souber.
Comentários Gerais:
Com relação ao motor o modelo brasileiro têm 16 CV a mais que o seu similar alemão, e também têm 4 portas ao invés de 2 portas e outro detalhe é que os vidros do modelo brasileiro são elétricos enquanto que os do modelo alemão são manuais.
Incluindo rodas de aço 14" por €100 , airbags laterais por €250 e sensores de estacionamento por €200 o modelo alemão fica um pouco mais completo por € 8,995 ou R$ 30.047,80.
Lembrando que os dois são o modelo mais básico encontrado, só a título de curiosidade o modelo mais completo sai por € 10,945, algo em torno de R$ 36.561,77.
Todos os valores abaixo do modelo brasileiro levando em consideração apenas o valor total do carro, desconsiderando valores de financiamento, um assunto para outro post talvez.
No geral os dois carros no modelo básico possuem quase as mesmas características e itens a disposição, e na minha opinião o modelo brasileiro ganha no aspecto design, porém os preços é que são o grande problema.
Considerações finais:
No modelo básico temos uma diferença de R$ 10.747,00 de um modelo para outro, um absurdo que se pague tudo isto em impostos. Lembrando ainda que a montadora já fatura alto com o preço pago pelo carro, tanto no Brasil como na Alemanha. Então porque então o consumidor brasileiro paga ainda tão caro no preço final do carro?
Deveríamos tentar fazer essa pergunta ao governo e aos empresários brasileiros, mas se ainda continuarmos apenas pagando o valor imposto sobre os carros achando que não podemos de forma alguma mudar essa realidade, continuaremos andando de marcha ré contra os países da Europa, América do Norte e até alguns da América do Sul.
Que sirva como um alerta ao consumidor brasileiro, faça impor o seu direito, a sua vontade, não seja escravo desse sistema fracassado e que atende apenas aos interesses de poucos.
Questione o real valor do que você compra e exija pagar um valor justo por isso.
Informações obtidas nos sites oficiais da Ford na Alemanha e Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário